Secretarias

15 de January | 13:19

Sintego defende reajuste salarial para Auxiliares Educativos

O Sintego, representado pelo secretário para Assuntos Jurídicos, Pedro Soares, defendeu o reajuste salarial dos Auxiliares de Atividades Educativas, com formação em magistério, que atuam na rede municipal de ensino de Goiânia. A proposta foi apresentada durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (15), na Secretaria Municipal de Educação, que contou com a participação de representantes da pasta, Ministério Público e dos próprios servidores.

Alegando dificuldades orçamentárias, a SME propôs uma gratificação de 30% sobre os vencimentos a todos os auxiliares, efetivos ou temporários, com formação em magistério. Diante dessa proposta, o Sintego questionou se a gratificação teria efeitos sobre a previdência e poderia ser incorporada à aposentadoria, e chamou a atenção para que a data-base dos trabalhadores seja respeitada.

“Se a prefeitura tem condições de pagar a gratificação, tem condições também de dar o reajuste, já que a fonte pagadora é a mesma, a diferença é que a valorização salarial por meio do aumento dá mais segurança ao servidor e é em cima disso que vamos trabalhar”, afirmou.

Pedro Soares afirmou ainda que, se a SME insistir na gratificação, que ela possa ser usada para efeitos de previdência e aposentadoria.

Secretários de escola
Durante a reunião, o assessor técnico e de gestão da secretaria, Anderson Gonçalves da Silva anunciou que o projeto de lei que reajusta a gratificação dos secretários de escola, no mesmo percentual dos diretores, já está pronto e deverá ser encaminhado à Câmara Municipal no final do mês para ser votado em sessão extraordinária.

“É uma grande vitória da categoria, pois o secretário é uma parte imprescindível para o bom funcionamento da escola e precisa ser valorizado, a gratificação que é paga atualmente está aquém dessa importância”, disse a presidenta do Sintego, Iêda Leal.

Piso
O Sintego está em contato com todas os gestores, inclusive Goiânia e governo do Estado, para que a Lei 11.738/08 seja respeitada e o reajuste de 8,32% do Piso salarial seja concedido na folha de janeiro.

“Já contactamos as secretarias e estamos aguardando audiência para colocar nossa pauta de reivindicação, que inclui o respeito à Lei do Piso salarial”, diz Iêda.

Imprimir