18 de December | 09:49

Sintego participa de seminário da ECO-CUT

Goiânia está sediando o Encontro Regional de Formação da ECO/CUT, com o tema “A Pedagogia do Cerrado no Contexto da Luta de Classes”, que acontece nessa segunda e terça-feira (17 e 18). Dirigentes do Sintego e lideranças sindicais de todo o Centro-Oeste estão presentes no evento. “É uma honra sediar essa reunião da ECO/CUT”, afirmou a presidenta da CUT-Goiás e tesoureira do Sintego, Bia de Lima, que destacou a importância da formação para a concepção cutista das relações de trabalho. “Sem formação, fica difícil para o trabalhador conseguir ir à luta em prol dos seus direitos”.

Durante a abertura, Bia de Lima e o Secretário Nacional da CUT, José Celestino Lourenço, fizeram uma análise de conjuntura nacional e internacional, respectivamente, destacando os avanços e os desafios para o movimento sindical e qual o papel e a contribuição da formação no processo de disputa de hegemonia. Na sequência, foi aberto espaço para um debate, coordenado pelo secretário de Formação, Antônio Neto.

A ECO/CUT é uma das sete escolas sindicais da CUT e abrange a região Centro-Oeste, incluindo o estado do Tocantins, se firmando como um espaço permanente de construção coletiva do conhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras das mais diversas categorias, do campo e da cidade.

A Escola realiza atividades de formação sindical em toda a região. São cursos, seminários, oficinas, palestras e assessorias desenvolvidas para atender às solicitações das CUT’s e dos Sindicatos.