13 de February de 2019 | 15:19

Após acordo com o MPT, Cegecon se compromete a pagar folha de novembro e parte do 13°

O Ministério Público do Trabalho (MPT/GO), Estado de Goiás e Cegecon, organização social responsável pela administração do Itego em Artes Basileu França, fizeram um acordo perante o juiz da 9ª Vara do Trabalho de Goiânia, para o pagamento parcial dos salários atrasados dos/as trabalhadores/as da unidade de Educação Tecnológica.

Conforme o acordo, o Estado de Goiás se comprometeu e efetuou o repasse da quantia de R$ 1.366.563,01 para a Cegecon, para o fim de pagamento da folha de novembro/2018 e 1/3 do 13° salário.

Já a Cegecon se comprometeu a pagar, prioritariamente, os/as professores/as da Rede Itego no que se refere ao pagamento de 1/3 do 13° salário de 2018, além das parcelas trabalhistas estabelecidas, nesta quarta-feira (13).

Caso o Estado não repassasse os recursos para a Cegecon, a multa diária estabelecida seria de R$ 1.000,00. Já no caso de descumprimento do acordo por parte da organização social, a multa será de R$ 5.000,00.

O Sintego, como representante legítimo dos/as trabalhadores/as do Basileu França, está tomando todas as providências para a garantia dos direitos destes/as profissionais e segue acompanhando todas as negociações. O sindicato reforça ainda que tomará medidas judiciais contra a Cegecon, diante do impedimento da entrada dos/as trabalhadores/as da unidade e da entidade sindical no Basileu França, no dia da Assembleia, ocorrida na última quinta-feira (7).

“Essa história do pagamento dos/as trabalhadores/as do Basileu virou uma novela assim como o pagamento dos/as servidores/as estaduais. A Cegecon propôs ao Governo o parcelamento dos salários em até oito vezes, o que é inadmissível e os trabalhadores/as recusaram veementemente. Nós estamos de olho no que essas O.S. estão fazendo, e vamos cobrar até a quitação total dos salários atrasados”, disse a presidenta do Sintego, Bia de Lima.

O Sintego ressalta que continuará trabalhando pelos/as trabalhadores/as dos Itegos e luta para que os entraves sejam resolvidos rapidamente.