18 de June de 2021 | 13:50

TODOS E TODAS NA MOBILIZAÇÃO DO 19 DE JUNHO!

O Fórum Goiano conclama aos trabalhadores e às trabalhadoras e às juventudes, que integram as entidades e movimentos sindicais, populares e estudantis, bem como partidos e lideranças progressistas situadas no campo das forças populares, para a mobilização do dia 19 de Junho.

É fundamental ampliar a presença dos/as trabalhadores/as e da juventude nas ruas, aprofundando a derrota política que o Governo Bolsonaro-Mourão-Guedes sofreu na última mobilização nacional. Derrota que somente foi possível graças à unidade, nas ruas.

As 500 mil vidas perdidas em consequência da política sanitária genocida, os desempregados/subempregados/desalentados e os 40 milhões de brasileiros que passam fome diariamente, evidencia a necessidade da derrubada desse governo e da implementação de um programa mínimo de saída da crise do ponto de vista da classe trabalhadora. Mais do que nunca é fundamental a saída de Bolsonaro e a construção de uma política de governo que a classe necessita.

O Fórum Goiano compreende que a derrubada desse governo e a afirmação dessa política passa necessariamente pela construção das mobilizações de massas populares. Construção que tem que envolver as centrais sindicais, o MST, o MTST, a UNE e demais entidades nacionais dos estudantes, bem como os movimentos de feministas, negros e negras, LGBTI, ambiental, indígena e de direitos humanos. Construção que também tem que envolver partidos de esquerda e mandatos populares.

O Fórum Goiano compreende que esta construção deve ser estendida para o maior número de municípios do estado. Para tanto, promoveu plenárias unificadas e orientou politicamente as entidades e movimentos sindicais e populares que o integram para se envolverem diretamente nessa construção. Por isso, a Mobilização de 19 de Junho se transformou em realidade na Região Metropolitana de Goiânia e em Anápolis, Aurilândia, Catalão, Ceres, Cidade de Goiás, Jataí, Pirenópolis e São Luís de Montes Belos.

É com base na organização, unidade e luta que o Fórum Goiano conclama as entidades, movimentos e militância para o engajamento nessa reta final construção da Mobilização Nacional de 19 de junho na Região Metropolitana de Goiânia e nos municípios de Goiás.

Fora Bolsonaro! Por Vacina Já e Comida no Prato! Contra a PEC 32!

Goiânia, 18 de Junho de 2021.

FÓRUM GOIANO EM DEFESA DOS DIREITOS, DA DEMOCRACIA E SOBERANIA

Composição:

Centrais Sindicais: CTB, CUT, CSB, CSP-Conlutas, Intersindical, CMP.

Entidades e Movimentos Sindicais: SINTEGO, SINT-IFESGO, SINTSEP-GO, SINTEF-GO, ASSIBGE, Adufg - Sindicato, Adueg, SINTFESP-GO/TO, Sindsaúde-GO, SINDGESTOR, SINDCOLETIVO, SEEB-GO, Fetrae-BC, SINDSEMP-GO, SindMPU-GO, SINPRO-GO, Sinjufego, STIUEG, Andes-SN (Planalto), Sindireceita, SindVAP, SOEGO, Fetaeg, FETRAF-GO, UC, MLC.

Entidades Estudantis e de Juventude: UNE, UEE, DCE-UFG, DCE-IFG, CACB, C.A. Eng. Florestal/UFG, Caxim/UFG, UJS, Levante Popular da Juventude, Coletivo Quilombo, UJR, UJC, JCA.

Movimentos de Lutas Afirmativas: CPM/UBM, UNEGRO, UNA-LGBT, CEEC, CGDH Dom Tomás Balduíno, CEBS, Olga Benário, Congo, Economia Solidária, Egress@s da UFG.

Frentes: Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo.

Movimentos Populares: MST, MTST, Terra Livre, Comissão Pastoral da Terra, MCP, MLB, MLCP. Movimentos Religiosos: CDJP do Brasil.