Notícias

25 de November de 2015 | 17:05

ALEGO aprova Lei que institui educação bilíngue, Libras-Português, na rede estadual

Projeto de Lei nº 109/2015, de autoria da deputada estadual Adriana Accorsi (PT), institui educação bilíngue Libras/Português escrito, nas escolas da rede estadual de ensino. A matéria foi aprovada em duas votações na Assembléia Legislativa e segue para sanção ou veto do governo do Estado.

O projeto estabelece a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como primeira língua e o Português Escrito, como segunda língua, para os alunos com deficiência auditiva. Esta educação bilíngue será utilizada na comunicação e instrução das atividades escolares para o ensino de todas as disciplinas curriculares, em todos os níveis e modalidades da educação básica, na rede estadual de ensino, exclusivamente para salas com alunos que tenham esta necessidade.

Outra meta da PL 109 é garantir a criação da Escola Pública Estadual Bilíngue Libras e Português Escrito no Estado de Goiás e incluir no quadro de profissionais administrativos e pedagógicos, prioritariamente, professores surdos ou instrutores de Libras, professores bilíngues em Libras e Português, que atuem em cada área específica do conhecimento, tradutores e intérpretes de Libras e Português, guias-intérpretes, quando for o caso e profissionais bilíngues em Libras e Português que atuem com a tecnologia de informação e de comunicação.