11 de July de 2016 | 18:08

Sintego se reúne com IF Goiano para garantir cursos para Administrativos

A direção do Sintego, juntamente com lideranças dos servidores administrativos das redes estadual e municipal de ensino, promoveu reunião com o professor João Monlevade, na tarde da última sexta-feira. Doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e consultor técnico do Senado Federal, João Monlevade veio a Goiânia, a pedido da secretária para Assuntos do Pessoal Administrativo, Suely Correa para tratar da implantação de cursos de nível superior, nas instituições federais de ensino de Goiás, com vistas à resolução da CNE – Confederação Nacional de Ensino, que aprovou proposta de educação continuada para os profissionais da educação básica.

Pela resolução nº 02/2016 da CNE, os servidores administrativos poderão optar por quatro cursos tecnológicos específicos: Secretaria Escolar, Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar e Multimeios Didáticos. Cada curso terá 2.800 horas de efetivo trabalho acadêmico e duração de no mínimo três anos.

Após a reunião com a base do movimento, a direção do Sintego, acompanhada do professor João Monlevade, reuniu-se com o pró-reitor do IF Goiano, Virgílio José Tavira Erthal para tratar da inclusão de cursos na grade do IF que beneficiem os servidores administrativos das redes estadual e municipal de educação. Um dos mentores do Profunconário - Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação, Monlevade se colocou à disposição do IF Goiano para contribuir na criação de uma matriz curricular para os cursos de interesse do programa Profuncionário.

O pró-reitor Virgílio Erthal diz que o IF Goiano tem interesse em oferecer estes cursos tecnológicos de nível superior, pois atendem à missão da instituição, que é de melhor qualificar os trabalhadores do Estado.

Suely Correia afirma que este programa é importante, pois além de qualificar os servidores administrativos, também, vai garantir a sua valorização, a partir das mudanças que o Sintego está discutindo junto à Seduce na reformulação do Plano de Cargos e Salários dos Administrativos. O Secretário-Geral do Sintego, Arquidones Bites e a diretora Ana Luíza de Sena também participaram da reunião.

• Galeria de fotos - Sintego se reúne com IF Goiano para garantir cursos para Administrativos