25 de August de 2016 | 15:07

Servidores públicos fazem carreata pelo Piso e Data Base

Sindicalistas ligados ao Fórum das Entidades de Defesa dos Servidores Públicos de Goiás realizaram na manhã desta quinta-feira, 25/08,  uma carreata pelas ruas centrais de Goiânia. Os manifestantes cobraram o pagamento da Data Base, para a reposição das perdas da inflação e o pagamento do Piso do Magistério.

Há dois anos os servidores públicos não têm reajuste salarial e o Estado não cumpre a Lei Federal 11.738/2008 que estabelece o Piso para os professores. Os dirigentes sindicais também cobraram esclarecimentos ao governo sobre as investigações da Operação Decantação, da Polícia Federal, que apontou desvios de recursos na Saneago.

A carreata iniciou o trajeto a partir da Praça do Trabalhador, na Avenida Goiás e seguiram para o Palácio Pedro Ludovico (sede do governo de Goiás) onde cobraram o pagamento do Piso e da Data Base e depois seguiram até a Secretaria da Fazenda, onde manifestaram contra a secretária Ana Carla Abrão que se recusa a pagar a Data Base e o Piso do Magistério.

Durante todo o percurso, os sindicalistas denunciaram à população os desmandos do governo de Goiás. Cerca de 200 carros e dois carros de som acompanharam . Nas suas falas os sindicalistas revelaram à população que em Goiás tem professor recebendo R$ 720,00 (menos que o salário mínimo) através dos chamados, “contratos temporários”.

Bia de Lima, presidenta do Sintego, relatou aos transeuntes e comerciantes durante o trajeto a denúncia feita pelo Ministério Público Federal, na Operação Decantação que o dinheiro desviado na Saneago está sendo usado para pagar as OS (Organizações Sociais) da Saúde. “O governo aumentou a tarifa da água em 37% para dar dinheiro para as OS pagar despesas da campanha passada, e agora este mesmo governo quer colocar as OS na educação, não podemos permitir este crime como dinheiro do povo”, critica.

Durante a manifestação, os oradores lembraram que 41% das ações da Saneago pertencem ao fundo de previdência dos servidores, a GoiásPrev, e portanto, os rombos nos cofres da estatal, interessam diretamente à categoria, que teme prejuízos à aposentadoria do funcionalismo público de Goiás.

Ao final da atividade, os sindicalistas decidiram que nesta próxima sexta-feira, 26/08,  às 9h, os servidores farão a lavagem da calçada em frente ao Palácio Pedro Ludovico, para limpar o Palácio da a corrupção, por que aí vai sobrar dinheiro para cumprir a lei e pagar o Piso e a Data Base.

• Galeria de fotos - Servidores públicos fazem carreata pelo Piso e Data Base
Carreata dos servidores públicos de Goiás
Carreata dos servidores públicos