Notícias

28 de March de 2017 | 12:06

Sintego convoca os trabalhadores da Educação para vigília durante toda esta semana

A partir desta terça-feira (28) os trabalhadores da rede estadual de Educação estarão reunidos em vigília na porta da Assembleia Legislativa de Goiás. As vigílias serão realizadas a partir das 14h durante toda esta semana.

A decisão foi tomada durante a última Assembleia da Rede Estadual realizada no dia (24/03), onde a categoria aprovou a proposta apresentada pelo Sintego de continuar sensibilizando e dialogando com os parlamentares para que rejeitem o Pacote de Maldades (PEC3548) que tramita na Casa de Leis com proposta de congelar por dez anos salários, progressões, quinquênios, licenças-prêmio, concursos, etc.

Entre outras reivindicações, o Sintego cobra do governo de Goiás o pagamento do Piso dos professores, um novo Plano de Carreira para os administrativos, concurso público, reajuste para os temporários e resolução para Quadro Transitório do Magistério. Os educadores também são contra a Reforma da Previdência (PEC-287), proposta pelo governo Michel Temer.

 

Nova Assembleia
Na sexta-feira (31) será realizada uma nova Assembleia da Rede Estadual onde o Sintego espera avança na proposta apresentada pelo Governo do Estado durante a reunião no dia (24/03). Na oportunidade a secretária de Educação e Cultura Raquel Teixeira afirmou que o Governo vai realizar concurso público para mil vagas (900 para professores e 100 para administrativos). Raquel Teixeira também disse que o Quadro Transitório do Magistério (QTM) finalmente terá uma solução, mas também não foi informado detalhes sobre o prazo. Outro ponto apresentado pela Secretária é o reajuste dos contratos temporários. Raquel Teixeira destacou que o Governo vai dar reajuste de 50% a estes profissionais.

O Sintego cobrou durante a audiência que seja atendida a pauta de reajuste dos professores PIII e PIV, além de um novo Plano de Carreira para os administrativos que já foi elaborado pelo Sintego e entregue para a Seduce. Uma nova proposta deverá ser apresentada pela Secretária de Educação na sexta-feira (31).

Ainda na sexta-feira será realizado um grande Mobilização Nacional contra a Reforma da Previdência. O Ato está sendo organizado pelas centrais sindicais e tem o apoio e participação do Sintego.