24 de November de 2017 | 12:00

Trabalhadores(as) em Educação da rede municipal de Luziânia decidem pelo fim da greve

Os professores e servidores administrativos da Educação, no município de Luziânia, decidiram encerrar a greve da categoria, após quase 70 dias. A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (23), durante a Assembleia convocada pela RS do Sintego em Luziânia, na sede do sindicato. Os servidores já retornaram as salas de aula, na manhã desta sexta-feira (24).

Na oportunidade foi apresentada a proposta da mesa de negociações da comissão composta por representantes do Sintego e da prefeitura, além de servidores municipais.

A proposta prevê:

• Reajuste de 7,64% para professores e administrativos a partir de janeiro de 2018;
  • Bonificação de aproximadamente R$400 em janeiro, para os servidores efetivos, referentes ao percentual do reajuste não pago pela prefeitura este ano;
  • 20% de Adicional de periculosidade para os auxiliares administrativos;
  • Pagamento do salário sem corte de ponto no mês de novembro, e pagamento dos pontos cortados, a partir de dezembro, mediante reposição;

Além das conquistas, ficou acordado também que será montada uma comissão que vai formular uma proposta de auxílio-alimentação no próximo ano. Já existe um Projeto de Lei tramitando na Câmara Municipal que prevê esta pauta.

Com relação ao calendário de reposição, a Comissão vai definir junto a Secretaria Municipal de Educação, em reunião na próxima terça-feira (28), o novo calendário.

Histórico da greve

18/09/2017 - Os professores(as) e administrativos(as) da rede municipal de Luziânia decidiram entrar em greve, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada durante a Assembleia Geral da categoria na quinta-feira (14/09). De acordo com a presidente da regional do Sintego de Luziânia, Cláudia Albernaz a prefeitura não quer negociar com o Sindicato, além de não pagar a Data-base dos administrativos a 3 anos e a recomposição do Piso dos professores a 5 anos.

11/10/2017 - Na segunda-feira (11/10), professores e administrativos realizaram mais um ato em frente à Prefeitura de Luziânia, para buscar uma negociação com o prefeito Cristóvão Tormin.

23/10/2017 – Durante Assembleia Geral da categoria, os trabalhadores(as) em educação da rede municipal de Luziânia-GO, decidiram continuar a greve. Cerca de 800 trabalhadores(as) participaram da Assembleia.

25/10/2017 - Os trabalhadores em educação da rede municipal de Luziânia realizam manifestação na porta da Prefeitura municipal, após a decisão do prefeito Cristóvão Tormin de cortar o ponto dos servidores que aderiram à greve. Justiça garante a legalidade e o não corte de pontos dos trabalhadores(as) que participam da greve.

25/10/2017 - Para sensibilizar a administração municipal os trabalhaodores(as), realizaram um abraço coletivo ao redor do prédio da Prefeitura.

30/10/2017 – A RS do Sintego de Luziânia realizou uma passeata dando continuidade à greve dos servidores da Educação. Cerca de 600 servidores participaram da passeata, dentre eles alguns pais de alunos também estiveram presentes na manifestação. Os participantes estavam vestidos de roupas brancas e percorreram ruas da cidade distribuindo panfletos de conscientização da sociedade e palavras de ordem pelos direitos da educação até chegarem na Prefeitura de Luziânia-Go. Na prefeitura foi cantado o hino nacional no gabinete do prefeito, em seguida o Sintego se dirigiu ao gabinete da secretária de educação, Indiana Carneiro onde tentaram marcar uma reunião, mas a secretária se negou em receber a diretoria do Sintego.

23/11/2017 – Após 68 dias de greve, os trabalhadores(as) em educação da rede municipal de Luziânia, decidiram encerrar a greve e retornar as aulas na sexta-feira (24).