05 de June de 2018 | 18:35

Iêda Leal assume a presidência da CUT-GO

A tesoureira do SINTEGO, Iêda Leal, assumiu hoje (05) a presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT GO) em decorrência de afastamento do Mauro Rubem, que deve disputar as eleições.

Iêda Leal foi duas vezes presidenta do SINTEGO, duas vezes vice, é atualmente tesoureira. Ela também ocupa a Secretaria de Combate ao Racismo da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e está como Conselheira no Conselho Estadual de Educação de Goiás.

Na CUT, Iêda ascendeu a presidência por ter sido eleita vice-presidente da entidade, na chapa eleita para o quadriênio 2017-2021.

Biografia/Currículo

Iêda Leal nasceu em Pires do Rio (GO) em 23 de janeiro de 1965, filha de Moacyr Raymundo de Souza e Maria Gomes Leal de Souza e mãe de Naomí, Júlia, Nuala e Naila.

Professora que começou a trabalhar ainda estudante e quase menina, devia ter entre 14 e 15 anos, dando aulas para substituir a irmã Iara em uma escola perto da própria casa.

Iniciou sua graduação no curso de Pedagogia, em 1982, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e especializou-se em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira.

Ingressou na luta sindical nos anos 90, e desde então tem trabalhado para construir e somar pensamentos que conscientizem a sociedade no combate do racismo e na garantia dos direitos dos trabalhadores(as).

Entre 2008 e 2011, foi conselheira Titular do Conselho Municipal de Educação de Goiânia e, no período de 2009/10, foi conselheira Nacional da Promoção da Igualdade Racial (CNPIR_SEPPIR).

Em 2009, foi eleita presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO).

A atual presidenta da CUT-GO é também secretária de Combate ao Racismo da CNTE, tesoureira geral do SINTEGO, conselheira no Conselho Estadual de Educação de Goiás, coordenadora do Centro de Referência Negra Lélia González; membro da comissão Técnica Nacional de Diversidades para Assuntos Relacionados à Educação Afro-brasileiros do MEC e Coordenadora Nacional do Movimento Negros Unificados MNU.