Notícias

02 de May de 2019 | 14:24

SINTEGO realiza Assembleia com profissionais do ITEGO

Foi realizada nesta segunda-feira (29), a Assembleia dos profissionais em Educação do ITEGO em Artes Basileu França, convocada pelo Sintego. Na ocasião, estiveram presentes na condução da Assembleia a Professora Ludmylla Morais, Secretária Geral do SINTEGO, Professor Napoleão Batista, Secretário de Imprensa de Divulgação e a Diretora Sindical Suely Correa, Secretária dos Administrativos.

A Assembleia teve como pauta: o recorrente atraso do pagamento dos/as professores/as e demais profissionais, carga horária dos/as trabalhadores/as do ITEGO em descumprimento à legislação vigente, precariedade dos espaços de trabalho (como: goteiras, falta de lâmpadas, falta de papel higiênico, problemas na fiação elétrica, dentre outros), não cumprimento do Plano de Cargos e Remuneração.

Na sequência, a direção do SINTEGO, repassou aos presentes informes acerca da reunião realizada, na última sexta-feira (26), com representantes do SINTEGO, Cegecon, SEDI e Basileu. Nesta reunião, tratou-se dos atrasos recorrentes dos salários, da precariedade da infraestrutura do ITEGO e da necessidade da retomada e reescrita do plano de cargos e remuneração dos/as trabalhadores/as.

Como encaminhamento da reunião na SEDI, formou-se uma comissão que discutirá o Plano de Cargos e Remuneração, dentre outros assuntos que são pauta de luta do Basileu. O representante do Estado presente na reunião afirmou que o Governo suplementou orçamento específico para garantia de um repasse mensal às O.S., no entanto o mesmo não se comprometeu com datas específicas, alegando que o empenho do repasse depende da Secretária de Economia, Cristiane Schmidt, considerar e reconhecer o referido repasse enquanto prioridade de pagamento.

 "Todas as questões que envolvem os ITEGO, são por demais importante! Com a recorrência dos atrasos de pagamento, gera-se a impossibilidade do profissional em ir até o trabalho, uma instabilidade no atendimento e um descrédito junto à comunidade atendida pelas escolas. Com certeza o modelo de gestão pautado em O.S’s não funciona! Só serviu para precarizar ainda mais os serviços oferecidos à sociedade, o trabalho dos profissionais e a estrutura das escolas, que são patrimônios públicos. O Governo precisa intervir! A carga horária, plano de cargos e remuneração dos/as profissionais, estrutura física, precisam ser reconsiderados. No entanto, considerando o modelo que está posto, esperamos que a Secretaria de Economia, considere que o repasse para as O.S. enquanto prioridade, para que minimamente os/as trabalhadores/as tenham dignidade para continuar realizando o atendimento à sociedade", disse Ludmylla Silva, Secretária Geral do SINTEGO.

Frente ao exposto, os trabalhadores/as presentes na assembleia, concordaram que a comissão pode conquistar avanços na qualidade de trabalho e da educação pública de qualidade, bem como, deliberaram em regime de votação, pela realização de ATOS que cobrem do Estado e da OS, o cumprimento do cronograma apresentado junto ao MPT.

O SINTEGO reforça seu compromisso com todos os/as profissionais e reitera que continuará na luta para resguardar os direitos  trabalhistas dos/as trabalhadores/as dos ITEGOS!

 

#SINTEGOnaluta