Notícias

21 de September de 2020 | 16:39

Caiado, não basta empenho, queremos valorização!

Exaltando os resultados de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o governador do Estado, Ronaldo Caiado, publicou um artigo de opinião no jornal O Popular, neste domingo (20), intitulado “Educação em primeiro lugar”. 

No texto, o governador afirma que a conquista é resultado do empenho coletivo dos/as profissionais da Educação, além de dizer que por trás dos números estão as ações pedagógicas, investimentos em estrutura e alimentação dos/as estudantes, “tendo por base a premissa de que ensino de qualidade será, sempre, a base para o desenvolvimento humano e social”. 

Caiado, onde fica o investimento nos/as trabalhadores/as que fazem tudo isso acontecer, bem como o senhor já disse reconhecer? De fato, a conquista é resultado do empenho de professores/as que estão há dois anos sem o reajuste real do Piso Salarial, dos/as administrativos/as que não receberam a Data-Base, das progressões que estão congeladas. Onde está a valorização desses profissionais?

Nos indignamos com esse discurso, que pouco tem efetividade quando se trata do cumprimento das leis e da garantia dos direitos dos/as trabalhadores/as da Educação. Desde o início desta gestão, as negociações seguem truncadas, difíceis, sem qualquer tipo de resolução, mesmo com todas as exigências, manifestações e denúncias feitas pelo SINTEGO, que cumpre sua parte, requerendo uma carreira decente aos/as professores/as e administrativos/as da Rede Estadual de Educação. 

A Reforma da Previdência e as alterações nos Estatutos do Magistério e do Servidor Público, todas aprovadas no governo Caiado, foram cruéis com os/as trabalhadores/as da Educação. A retirada de direitos consolidados como a licença-prêmio, o quinquênio e a possibilidade de aposentadoria digna, foram maldades sem precedentes para todos/as desta categoria.

É clara a tentativa do Governo do Estado em criar uma narrativa de sucesso em relação à Educação de Goiás, enquanto massacra os/as profissionais da categoria. Salários defasados, exposição ao contágio de Covid-19 sem os EPI (Equipamentos de Proteção Individual) adequados, atraso mensal no vale-transporte, falta de concursos públicos, modulações equivocadas e fora dos prazos legais, sucateamento do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) são apenas algumas das muitas queixas dos/as trabalhadores/as as quais a administração goiana fecha os olhos e passa por cima. 

A valorização é urgente! O Piso e a Data-Base são leis e devem ser cumpridas. A qualidade da Educação e dos/as profissionais que nela atuam não deve se restringir ao resultado do Ideb, nosso reconhecimento deve ser diário e permanente. CAIADO, RESPEITE OS/AS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO!

#SINTEGONALUTA