30 de January de 2024 | 18:42

CONAE 2024 finaliza documento base para o novo Plano Nacional de Educação

O SINTEGO participou nos últimos meses, das etapas intermunicipais, estadual e nacional da Conferência Nacional de Educação, a CONAE 2024/2034. E hoje, em Brasília, encerrou-se esse processo que será balizador para a Educação do próximo decênio.

Delegados/as de todo o país e de Goiás, trabalharam na construção da proposta do documento base para a consolidação do novo Plano Nacional de Educação.

“A realização da CONAE representa o resgate da participação da sociedade civil organizada, nas pautas da educação para redefinir o novo Plano Nacional de Educação, considerando que o último se encerra agora em 2024”, afirmou Bia de Lima.

A presidenta do SINTEGO esteve acompanhada das delegadas: Ludmylla Morais, Secretária Geral do sindicato, Lucieny Santos, Secretária de Organização do Interior, Suely Coutinho, Secretária de Assuntos do Pessoal Administrativo, Roselly Caetano, presidenta da Regional Sindical de Posse/Alvorada, Cláudia Albernaz, presidenta da Regional Sindical de Luziânia e Madalena Freitas, Tesoureira da Regional Sindical de Iporá, juntamente com outros/as 50 delegados/as do e Goiás, representantes do setor público e privado que representaram da Educação Infantil à Pós-Graduação.

O SINTEGO participou de eixos importantes, como: Gestão democrática; Valorização dos profissionais da educação; Financiamento da Educação; dentre outros.

A Plenária Final da CONAE, realizada hoje, contou com a presença do presidente Lula, da primeira dama Janja, o Ministro da Educação Camilo Santana e demais representações. Presidente Lula afirmou em seu discurso que “Qualquer dinheiro em Educação tem que ser analisado com a rubrica de investimento e não de gasto”.

O desafio vindouro está em alcançar as metas que foram apontadas pela CONAE, que seguirão para a aprovação no Congresso Nacional.