Notícias

01 de July de 2015 | 11:54

Projeto de Lei do Piso é votado, sem avanços

Os deputados estaduais votaram ontem (30), o projeto de reajuste do Piso dos professores de 13,01%, estipulado pelo MEC. A matéria foi aprovada, em primeira votação, durante sessão extraordinária e teve o apoio da bancada de oposição ao governo. Os professores PI e PII terão reajuste retroativo a janeiro. Já os professores PIII e PIV terão o reajuste a partir do próximo mês de julho, retroativo a maio e junho deste ano, em 10 parcelas.

O recuo do pagamento de agosto, proposto pelo governo, para julho foi resultado das pressões e negociações feitas pelo Sintego. Porém o Sintego não considera esse recuo um avanço. Avanço para a categoria significaria pagar o retroativo a janeiro para todos, obedecendo ao Plano de Carreira dos professores. Da forma como o projeto foi aprovado, os professores terão mais 4 meses de calote do reajuste do Piso.

“Isso não é um avanço para os trabalhadores da Educação, avanço seria se fosse retroativo a janeiro”, afirma a presidenta Bia de Lima.

A presidenta Bia de Lima já havia conversado com vários deputados da base do governo buscando mudanças no Projeto de Lei para que, ao menos, a diferença relativa aos meses de maio e julho fosse paga dentro de 2015 e não em 10 parcelas em 2016, dificultando negociações futuras.

A greve foi suspensa para que a categoria entre de férias. No dia 03 de agosto haverá nova Assembleia Geral, às 9h, em frente à Assembleia Legislativa de Goiás, para que a categoria decida os rumos do movimento, pois cabe aos trabalhadores da Educação avaliar e decidir.

Enquanto isso, a direção do Sintego continuará as negociações em busca de uma proposta para atender os administrativos da Educação. Além disso, estamos aguardando o envio, para a Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei que resolva a questão do Quadro Transitório do Magistério que já está acordado com a SEDUCE.