Notícias

24 de July de 2015 | 18:10

Sintego participa do 7º Congresso da Internacional da Educação

O Sintego participa, durante esta semana, do 7º Congresso da Internacional da Educação (IE), em Ottawa-Canadá. Nesse congresso está sendo discutido o aumento da privatização na gestão de escolas públicas, em todo o mundo.

Para a Internacional da Educação (IE), “esse aumento representa uma ameaça não só aos próprios sistemas públicos de ensino, mas também a sua capacidade de promover a democracia, justiça social e igualdade.”

Durante o 7º Congresso, estão sendo analisados e debatidos os efeitos da privatização e definições de estratégias necessárias para colocar em prática o combate à mercantilização da educação. Tendo em vista que, na maioria das vezes, a preocupação predominante daqueles que defendem a privatização é a obtenção de maiores lucros o quais, geralmente, se sobrepõem à qualidade de ensino. 

Para Iêda Leal, vice-presidenta do Sintego: “Aqui em Ottawa /Canadá junto com mais de 2 mil trabalhadores em educação , estamos certos e convictos  de que a educação  será sempre a grande motivadora  para concretizar  a busca da igualdade. O reconhecimento do nosso valor para sociedade já é ponto Pacífico. Agora temos que continuar com um grande movimento  mundial pela valorização dos trabalhadores  em educação . Caminhando ao lado do movimento social sem esquecer nenhuma bandeira .  A frase mais falada aqui em todos os idiomas: Inclusão com respeito e o reconhecimento dos seres humanos com seus direitos  e suas diversidades. Então  participar desse movimento pedagógico que reúne  educadores do mundo todo para pensar e construir respostas para os próximos 4 anos  vem em uma boa hora.”, afirma.

 O Sintego busca fortalecer a luta, organizar mais os trabalhadores  em educação  em torno de uma  pauta mundial  e assim nos fazer mais fortes.  Essa é a nossa tarefa . O Brasil está presente, Goiás também presente, nesta luta.