Notícias

20 de September de 2016 | 17:10

Candidatos assinam carta compromisso com Sintego

Três dos seis  candidatos a prefeito de Goiânia, assinaram a Carta Compromisso do Sintego com a Educação. O ato público foi realizado na manhã desta terça-feira (20), na sede do sindicato. Compareceram a delegada Adriana Accorsi (PT),  vereador Djalma Araújo (Rede) e o professor Flávio Sofiati (PSOL), se ausentaram do encontro com os professores o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB), o ex-prefeito Vanderlan Cardoso (PSB) e o deputado estadual Francisco Júnior (PSD).

A presidenta, Bia de Lima, coordenou o evento, que foi transmitido ao vivo pela internet e está disponível nas redes sociais do Sintego. Bia informou aos candidatos que o documento é composto de oito itens considerados fundamentais pelos trabalhadores em Educação:

1. garantir a posse a todos(as) os(as) aprovados(as) no concurso público da Secretaria Municipal de Educação e Esporte - Edital nº 001/2016.

2. adotar política de combate ao racismo, bullying, homofobia e preconceitos de gênero nas escolas públicas municipais, num contexto geral, seja entre os(as) educandos(as) e entre esses, e os(as) docentes e vice-versa.

3. valorizar e resgatar a autoestima dos(as) servidores(as) administrativos(as), na construção de um plano de carreira unificado, considerando a formação superior (, conforme Resolução n.02/16 do CNE), pagamento da data-base e as formas diversas de valorização destes profissionais.

4. melhorar a infraestrutura das unidades escolares e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) existentes e construir novos de acordo com a demanda.

5. garantir a segurança dos(as) profissionais da Educação, dos(as) educandos(as) e da infraestrutura, reforçando o policiamento no entorno das unidades escolares e CMEIs, por meio de batalhão escolar.

6. Reajustar o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) automaticamente nos termos do Artigo 2º da Lei Municipal Nº 9.528, DE 29 de Janeiro de 2015, conforme anexo.

7. Reajustar a data-base dos(as) servidores(as) administrativos(as) municipais automaticamente nos termos do da Lei Municipal Nº 9.850, de 14 de junho de 2016, conforme anexo.

8. Garantir as progressões, titularidades e o pleno cumprimento  dos Planos de Carreira, constantes do  e Estatuto do Magistério, por meio das Leis municipais;

Todos os candidatos presentes assinaram o documento e manifestaram o interesse em honrar o compromisso estabelecido com a categoria.  Cada um deles apresentou suas propostas para os trabalhadores e também assinou outro documento apresentado pelo Fórum Goiano de EJA (Educação de Jovens e Adultos), que pede empenho do próximo prefeito na manutenção e ampliação do programa.

Confira a fala de cada candidato: