Notícias

04 de January de 2017 | 09:40

Governo do Estado sanciona Lei do reajuste do Piso para professores PI, PII e QTM

O governador Marconi Perillo sancionou no 27/12 a Lei n. 19.564 que reajusta os salários dos professores PI, PII e Quadro Transitório em 11,36%, a partir do mês de janeiro de 2017, o retroativo será pago em sete parcelas.

A Lei beneficia cerca de 550 professores que receberão o reajuste já na próxima folha. Já o pagamento do Piso para os professores PIII e PIV, que abrange mais de 30 mil, foi ignorado, mais uma vez, pelo governador Marconi Perillo. Isso quer dizer que 80% dos professores de Goiás ficarão sem reajuste do Piso Salarial Nacional.

O reajuste para todos os professores, sem distinção, está previsto na Lei do Piso 11.738/, e o Sintego buscou negociar insistentemente essa questão com o Governo do Estado durante todo ano. A bancada de oposição da Assembleia Legislativa, a pedido do Sintego, apresentou emenda para que os professores PIII e PI fossem incluídos no reajuste, no entanto a emenda foi derrubada pela bancado governista.

Vale lembrar que o pagamento do Piso deveria ter sido feito pelo Estado, desde julho do ano passado, conforme informação amplamente divulgada na imprensa. O Governador se negou a incluir os demais níveis, alegando que eles recebem acima do Piso Nacional, e que o Estado não teria condições de pagar.