Notícias

16 de January de 2017 | 15:17

Nova Diretoria da CNTE é eleita durante o 33º Congresso

Os Sindicatos encaminharam as avaliações de suas regiões para organizar a construção da greve geral. O Sintego também participou deste momento decisivo da CNTE e esteve presente com mais de 50 delegados. 
 

“Foram quatro dias muito proveitosos, as discussões sobre a Educação foram muito amplas e a preocupação nacional quanto ao Piso e Data-base e quanto às mudanças da previdência também é a nossa pauta de luta. Sabemos que os embates são grandes, mas não podemos nos esmorecer. E este congresso tem nos dado um reforço a mais na nossa luta. Saber que não estamos sozinhos nos dá forças para continuarmos lutando”, afirmou Bia de Lima, presidenta do Sintego.

 

Indicativo de Greve
No último dia do congresso foi aprovado indicativo de greve-geral a partir do dia 15 de março, por tempo indeterminado, e as reivindicações são: o fim ao golpe de Estado no Brasil e os retrocessos nos direitos dos trabalhadores, a não aprovação da reforma previdenciária e pelo cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), e cada estado pode adequar as reivindicações de acordo com a demanda da categoria. 

A CNTE 
Entidade máxima de organizações sindicais da educação brasileira. É dirigida por uma diretoria composta da seguinte forma: Presidência e Vice-Presidência; Secretarias Geral, de Finanças, de Assuntos Educacionais, de Imprensa e Divulgação, de Relações Internacionais, Relações de Gênero, Políticas Sociais, Política Sindical, Formação, Organização, Aposentados e Assuntos Previdenciários, Legislação, Assuntos Jurídicos, Projeto e Cooperação, Direitos Humanos. A estas Secretarias somam-se quatro Secretarias Adjuntas. E é composta ainda por dois Departamentos Setoriais: o Departamento de Especialistas em Educação, que faz parte da Secretaria de Assuntos Educacionais, e pelo Departamento dos Funcionários em Educação, vinculado à Secretaria de Política Sindical. A CNTE possui 50 entidades filiadas em todo Brasil, sendo14 gestões desde 1983. 

Confira a composição da nova diretoria para a gestão 2017-2020 no link abaixo.

Arquivos para Download
Lista da nova diretoria da CNTE