01 de April de 2021 | 15:32

Retrocesso: Município de Caiapônia aprova escolha de diretores da RME por indicação

A Câmara Municipal de Caiapônia aprovou, no último dia 25, o Projeto de Lei que altera a forma de escolha dos/as diretores/as da RME. A partir de então, a função de diretor/a e vice-diretor/a passa a ser por nomeação, de "competência privativa do Chefe do Executivo, mediante ato próprio".

O SINTEGO vem a público dizer que Caiapônia deu um salto para trás no tempo, ao aprovar tal projeto. A eleição para diretor/a, que ocorre por escolha da comunidade escolar, em escolas e CMEIs, é de extrema importância para reforçar a democracia.

O sindicato acompanhou e lutou para que o processo democrático pudesse ocorrer nas escolas estaduais, bem como, nas instituições de ensino dos municípios de Goiás e segue fiscalizando para garantir que as eleições aconteçam com toda seriedade necessária.

Para Lucieny A. Santos, Secretária de Organização do Interior do sindicato, o PL vai na contra mão do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Municipal de Educação. "Nós estamos buscando construir um espaço de participação democrática dentro das escolas, ao contrário do que está sendo posto no projeto. É regredir na construção democrática dentro das escolas", afirmou Lucieny.

A Regional do SINTEGO em Iporá está na luta e tomando as medidas necessárias para reverter essa questão, em Caiapônia.

#SINTEGOnalutasempre