12 de May de 2021 | 10:51

Vacinação de professores/as contra H1N1 já começou

Esta semana começou a vacinação contra a Influenza (H1N1) para idosos/as a partir de 60 anos e professores/as, em Goiânia. Em âmbito estadual esta fase de vacinação estava prevista para começar ontem (11).

O SINTEGO questionou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre a imunização dos/as administrativos/as, ao que a SMS respondeu "A Secretaria Municipal de Saúde informa que as campanhas de vacinação realizadas na capital seguem as recomendações do Ministério da Saúde, inclusive no que toca à estratificação dos grupos atendidos".

A SMS justificou a exclusão dos/as administrativos/as nas recomendações do Ministério da Saúde, portanto, não haveria sequer uma data para imunizar outros/as profissionais da Educação contra a H1N1, além do dia D (onde toda a população pode se vacinar). O sindicato também solicitou um posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), porém até o momento a pasta não se manifestou.

Ressaltamos a disparidade dessa exclusão, pois o Governo Federal escancara seu desconhecimento por aqueles/as que compõe uma escola. Especialmente se tratando dos/as administrativos/as que continuam indo presencialmente se expondo não só à influenza, como também a COVID-19.

O SINTEGO segue cobrando a vacinação de professores/as e administrativos/as, tanto contra a COVID19, quanto contra a H1N1, e encaminhará Ofício aos órgãos responsáveis solicitando a inclusão dos/as educadores/as neste grupo. Lembramos que as vacinas de H1N1 e COVID-19 devem ter um intervalo de 15 dias.

#SINTEGOnaluta