13 de August de 2021 | 11:13

Plenária do Sintego “Trabalho, luta e resistência da Educação na pandemia” reúne delegados/as de todo o estado

Amanhã (14) o Sintego realiza a Plenária Sindical “Trabalho, luta e resistência da Educação na pandemia”, das 8h às 18h. A Plenária tem como função debater com delegados/as o plano de lutas, análise de conjuntura, aprovação da comissão eleitoral e discussão de vários temas ligados à categoria.

Mais de 400 delegados/as foram eleitos/as para representar cada regional do estado, além da Central, nas redes estaduais e municipais. Em 2020 a Plenária não foi realizada, devido a pandemia de Covid-19, e este ano ocorrerá em formato híbrido – com a maioria dos/as participantes/as de forma online – visando resguardar a vida dos/as delegados/as.

Entre os temas a serem discutidos no Plano de Lutas estão a cobrança pelo cumprimento do Piso e Data-base, concursos públicos, a garantia da gestão democrática, contra a PEC 32 da Reforma da Previdência, combater a criminalização dos movimentos sociais, cobrar as duas doses da vacina contra a Covid-19, dentre outras.

O evento contará com os/as convidados/as: Maria Izabel de Azevedo Noronha, presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP), a deputada estadual Adriana Accorsi (PT) e o deputado federal Rubens Otoni (PT).

A Plenária

Conforme o estatuto do Sintego, a Plenária Sindical é a 3ª maior instância do sindicato, composta por um coordenador zonal e por representantes eleitos/as na proporção de 1 (um) para cada 100 (cem) trabalhadores/as sindicalizados/as em cada regional sindical e cada zonal.