Notícias

18 de August de 2021 | 17:56

Eleições diretas para diretores/as, já!

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o Projeto de Lei nº 6660/21, encaminhado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), que altera o processo eleitoral para diretores/as das escolas e ameaça por fim à gestão democrática nas escolas.

Dentre diversas e nebulosas atribuições, o PL retira as funções da equipe gestora. Além disso, muda a dinâmica das eleições por consulta pública. O Sintego ressalta a distinção entre os termos, já que eleição deixa claro que o/a candidato será escolhido por meio de votação e na consulta pública pode-se ouvir os/as integrantes da comunidade escolar, sem necessariamente ouvir toda a comunidade escolar e a nomeação pelo poder executivo.

É preciso deixar claro que a gestão democrática nas escolas deve ocorrer por voto direto, inclusive explicitar como se dará a apuração dos votos. 

Estes são apenas alguns dos pontos apresentados em um Projeto de Lei confuso e destoante. O Sintego defendeu e sempre defenderá a gestão democrática nas unidades escolares, não podemos nos calar diante este PL. Não basta que o governo Caiado tenha congelado os salários da maioria dos/as trabalhadores/as da Educação, instituído um absurdo desconto aos/as aposentados/as e agora ameaça a gestão democrática nas escolas. 

Conclamamos toda a Educação de Goiás a participar das mobilizações que serão convocadas pelo sindicato, acompanhar o andamento do PL e participar com a tag #Euquerovotar!

#Sintegonaluta