Notícias

20 de August de 2021 | 16:30

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos/as Trabalhadores/as em Educação de Goiás (Sintego) vem a público repudiar veementemente a fala do atual Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que afirmou em entrevista que alunos/as com deficiência 'atrapalham'. 

Assim como outros ministros no governo Bolsonaro, Ribeiro mostra sua ignorância e causa preocupação pela importante pasta em que atua. A Constituição Federal garante no Artº 205 o direito a Educação para todos/as, sendo dever do Estado e especificado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Artº 4º “o atendimento educacional especializado gratuito aos/as educandos/as com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino”.

Ressaltamos ainda, é dever do Ministério da Educação viabilizar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) que traz o Art. 4º da LDB como meta. De fato, o que atrapalha a Educação pública brasileira é um governo que apenas corta recursos da Educação, ataca as Universidades Públicas e já trocou o Ministro da Educação por 4 vezes. 

Repudiamos a fala do Ministro e seguimos na luta por uma Educação pública, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as.

#Sintegonaluta