08 de September de 2021 | 14:41

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio. De acordo com dados da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina) são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a campanha Setembro Amarelo sensibiliza e conscientiza a população sobre a questão. Infelizmente, o preconceito e a desinformação ainda são um dos principais motivos que dificultam a identificação de sinais, oferta e busca de ajuda.

O Sintego acredita que oferecer ombro amigo, sem críticas, a quem está precisando de ajuda e estimular o  acompanhamento profissional são atitudes importantes que ajudam a reduzir o agravamento do estado. Lembre-se: você não está sozinho, e cuidar da sua saúde mental é importante sim!

#JUNTOSSOMOSMAISFORTES