Notícias

10 de August de 2023 | 11:19

Em Brasília, SINTEGO e CNTE entregam pauta com nossas reivindicações ao MEC e na Câmara Federal


O SINTEGO esteve nesta quarta-feira, em Brasília, com mais de 400 pessoas, em uma importante  agenda de lutas chamada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores  em Educação, a CNTE. Trabalhadores/as da Educação de Goiás e de todo o país fizeram um abraço da esperança no Ministério  da Educação e estiveram na Câmara dos Deputados/as pedindo apoio para as pautas da Educação Pública.

Um dos pontos mais importantes está o pedido de Revogação  do Novo Ensino  Médio, que inclusive já está sendo modificado com a volta das disciplinas obrigatórias no lugar dos itinerários formativos… em breve será enviado projeto de lei ao Congresso com as demais mudanças, reivindicamos a profissionalização dos administrativos da Educação e o MEC informou que já está tudo pronto para a volta do Pro-Funcionários, a questão do Piso e da Carreira como valorização dos profissionais da Educação, além da revogação da LC 173 que congelou o tempo de serviço do pessoal da educação durante a pandemia, causando prejuízos no quinquênio… e muitas pautas nacionais como a necessidade de rever o IDEB, avaliação está que já não avalia mais nada pelo fato de estar comeu mecanismo viciado e formas distorcidas, como é o caso do fechamento das turmas do ensino  regular noturno em Goiás, o que levou os/as jovens trabalhadoras/as a entrarem no EJA, para evitar influencia  direta nos resultados do IDEB, entre outros os pontos tratados. 

Na oportunidade, a presidenta Bia de Lima, nossa deputada estadual, reforçou a importância  dos recursos da Educação ficarem fora do Arcabouço Fiscal.  

"O FUNDEB  não pode ficar dentro do teto de gasto, pois vai barrar investimentos para a Educação básica e principalmente impedir dos profissionais terem o Piso, Carreira e ampliação da oferta da  Educação de uma forma em geral", disse Bia no MEC. 

Já no Anexo II da Câmara dos/as Deputados/as os/as trabalhadores/as recepcionaram os/as Deputados/as pedindo que de fato, defendam as pautas da Educação.  A CNTE será recebida nesta quinta-feira pelo presidente Artur Lira e lideranças parlamentares ligadas à Educação.


#SintegoNaLutaSempre #cnte #cutgo #cut