Secretarias

30 de October | 13:15

Justiça decide que greve dos professores de Iaciara é legal

A juíza da comarca de Iaciara, Danila Gonçalves de Almeida indeferiu pedido da prefeitura e considerou legal a greve dos professores da rede municipal, que já dura oito dias.

Os trabalhadores paralisaram as atividades no último dia 22 devido a atraso no pagamento do salário de setembro, 1/3 das férias (somente alguns receberam); descumprimento de lei municipal que obriga o pagamento do 13º salário no mês do aniversário; desconto em folha para pagamento de empréstimo consignado, sem repasse ao banco; redução da carga horária por meio de ofício; desconto da previdência e não repasse ao fundo previdenciário; e proibição de atestado de licença médica.

Diante das denúncias dos trabalhadores, o Ministério Público de Iaciara ajuizou ação contra o prefeito Quintino de Paula, que terá que quitar as folhas, sob pena de ter as contas municipais bloqueadas.

Os professores fazem Assembleia Geral nesta terça-feira (30), às 18h30 para decidir os rumos do movimento.

“A situação em Iaciara é de caos total, vamos para a Assembleia sem nenhuma sinalização da prefeitura de que os problemas serão solucionados, mas vamos continuar insistindo para que tenhamos nossos direitos respeitados”, informa Cleunice da Conceição Araújo, presidenta da Regional Alvorada/Posse, que atende o município de Iaciara.

Imprimir