Secretarias

16 de October | 00:00

Sintego participa da terceira etapa de Seminário de Relações Étnico-raciais na Escola

A secretária de Igualdade Racial do Sintego, Roseane Ramos, participou na manhã desta quinta-feira (11), da terceira etapa do Seminário de Relações Étnico-raciais na rede municipal de ensino. O evento aconteceu no centro de formação dos Profissionais da Educação da SME e reuniu um grupo de trabalho e estudos das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais, com a proposta de atuar na formação de professores da rede municipal.
 
Segundo Roseane, a intenção é despertar temas a serem desenvolvidos em práticas pedagógicas pelos professores em sala de aula. “Esse processo de formação irá contribuir nos projetos de intervenção realizados pelos profissionais de ensino, que serão expostos em uma grande mostra na próxima etapa, em novembro”, afirmou.
 
A professora da Escola Municipal Vila Rosa, Ceomar de Moura Vieira, destaca a importância da sua participação na oficina. “Venho desenvolvendo esse tipo de trabalho na escola há mais de cinco anos, porque sofri muito preconceito na escola e, por isso, abracei a causa dos menos favorecidos. Esse tipo de oficina só contribui para o nosso trabalho com os alunos, que vêm assimilando bem, apesar de ser um processo lento”, ressaltou a educadora.
 
Para a professora de Espanhol da Escola Honestino Monteiro Guimarães, Euridice, que também participou da oficina, esse tipo de evento é importante para elucidar a discussão da questão de racismo e discriminação na escola. “Essa oficina visa trazer à tona discussões que muitas vezes as pessoas não abordam porque não sabem como ou mesmo porque acham que a questão do racismo e da discriminação é algo que não existe. Além disso, é um instrumento para trabalhar a história e cultura da África, e também as questões raciais relativas aos indígenas”, destacou Euridice.
 
De acordo com a pedagoga da Escola Municipal Severa Andréa Becc, Keila Rodrigues dos Santos, a participação dos profissionais da Educação nesse tipo de evento irá contribuir positivamente no futuro do aluno. Segundo ela, “esse curso possibilita um conhecimento para que possamos mostrar ao aluno um posicionamento diferente do que a gente vive hoje. A valorização da pessoa e o autoconhecimento são importantes para a constituição do ser como humano”.
Imprimir