Comunicação

25 de May de 2023 | 09:54

Rede Estadual: Piso e Data-base são aprovados na ALEGO, mesmo o SINTEGO sendo contra as propostas, e os reajustes devem entrar na folha de maio

O SINTEGO, juntamente com a categoria e a presidenta e Deputada Estadual, Bia de Lima, lutaram bravamente para que os direitos dos/as trabalhadores/as em Educação de Goiás, tivessem seus reajustes previstos em Lei. Mas hoje, em segunda e última votação, a maioria dos/as deputados/as aprovaram o Projeto de Lei horroroso, que o Governo de Goiás enviou, não respeitando a carreira do magistério e pagando em duas vezes a data-base dos/as administrativos/as.  

Professores/as 

O pagamento aos/as professores/as será retroativo a janeiro, com o percentual de 14,95%, apenas para nível 1 (ensino médio) e 2 (licenciatura curta). Para os/as profissionais do magistério de nível 3 (graduação) o reajuste será de 12,1% . E para o/a professor/a e nível 4 (pós - graduação), o reajuste é de 5,93%. 

Em mais uma oportunidade, o Governo de Goiás, que se diz valorizar a Educação, acaba com a Carreira do Magistério não pagando os 14,95% para todos/as.  "Governo quer voltar a ter o primeiro lugar no IDEB. Mas não faz o dever de casa. Dever de casa é pagar o piso na carreira, é respeitar e valorizar o professor", disse Bia de Lima. 

- Piso do Magistério  

Pagamento retroativo a janeiro.

P1 e P2: reajuste de 14,95%, previstos em Lei para todas as referências. 

P3 (curso superior): com base no vencimento das referências (Nivelou ao Piso da A a F e deixou maior a G).

A - 12,10%
B - 9,9% 
C - 7,75% 
D - 5,63% 
E - 3,56% 
F - 1,53% 
G - 5,93% 

A diferença  dos valores entre a referência  A para a G ficou em 6,43%. 

P4 (pós graduação): reajuste de 5,93% para todas as referências, 2% de uma referência para outra. 
 

Administrativos/as 

O pagamento da Data-base dos/as administrativos/as, que tem o percentual de 5,93%, será dividido em duas parcelas, sendo a primeira de 2,96% em maio e a segunda de 2,93% em outubro. Sem sequer cogitar o pagamento das Datas-bases devidas dos últimos quatro anos. 

O SINTEGO reivindicou o pagamento em parcela única durantes as tratativas, porém o Governo que se diz ter arrecadado tanto neste ano, não valoriza e paga em parcela única a recomposição inflacionária dos/as administrativos/as.  

"Nenhuma entidade concordou com essa proposta do governo. Aqui represento o servidor público, e aqui digo que essa proposta não agrada a ninguém. Não concordamos com o percentual nem com a divisão", finalizou Bia. 

Entenda o que cada projeto  propõe 

-  Data-base dos/as  administrativo/as

Reajuste de 5,93%, parcelado em duas vezes: 2,96% em maio e 2,96% em outubro.

 

 

#SintegoNaLutaSempre #cnte #cutgo #cut 




Imprimir