Notícias

02 de June de 2017 | 10:28

Último dia das eleições do Sintego

O terceiro e último dia das eleições para o Sintego começou com a entrega das urnas para os responsáveis pela votação. Na sede central do Sintego os mesários, fiscais e representantes das chapas receberam os últimos materiais para a votação de hoje. A Comissão Eleitoral Central informa que o pleito transcorre normalmente sem intercorrências. “Estamos atingindo nosso objetivo de realizar uma eleição com tranquilidade e seguindo o estatuto”, pontua a presidente da Comissão Eleitoral Central, Estela Mares Stival.

Neste sábado, 3 de junho, a partir das 9:00, terá início a apuração dos votos na sede central. A Comissão Eleitoral Central esclarece que as Comissões Eleitorais Regionais têm autonomia para definirem se iniciam a apuração dos votos nesta sexta-feira, 2, ou no sábado. A apuração dos votos só poderá ser iniciada a partir das 21:00 desta sexta-feira, com o fim da entrega de todas as urnas.

A apuração dos votos em Goiânia será realizada na sede central do Sintego, no setor Coimbra. Terão acesso ao local somente pessoas autorizadas e devidamente identificadas. A presidente da Comissão Eleitoral Central, Estela Mares Stival, informa que toda a estrutura para a apuração está pronta. “No sábado, antes do início da apuração, será realizada uma reunião com todos os participantes para reforçar as orientações sobre a apuração e tirar dúvidas a respeito do processo.”

Para a apuração serão disponibilizadas 10 mesas apuradoras que terão obrigatoriamente representantes de todas as chapas concorrentes, regularmente homologadas pela Comissão Eleitoral, para a garantia da paridade entre os candidatos. Cada mesa terá os escrutinadores  e fiscais sendo um de cada chapa. Além deles um representante de cada chapa e os candidatos terão acesso ao local de votação.

Voto em separado

Quanto aos votos em separado a Comissão Eleitoral Central informa que todas as listas serão conferidas pela Comissão Eleitoral antes de serem entregues aos escrutinadores, já com o cruzamento de dados realizado com o cadastro oficial do sistema do Sintego. O objetivo é agilizar o processo e gerar mais segurança ao voto.

De acordo com o estatuto das eleições as comissões regionais têm a obrigação de enviar, imediatamente, após o término da apuração, as atas de votação escaneadas para a Comissão Eleitoral Central com os resultados. As urnas, votos e todas as atas físicas devem ser entregues no máximo 48 horas após a apuração. Estela Mares esclarece que todo o material das eleições deve ser entregue à Comissão Eleitoral Central, e ficarão armazenados em uma sala devidamente segura na sede central do Sintego.

O resultado final das eleições para o Sintego, de acordo com o estatuto, deve ser publicado no prazo máximo de cinco dias contados do término da apuração.