Notícias

19 de May de 2021 | 15:09

Ajuda de Custo Conectividade e administrativos/as

O SINTEGO reconhece que a ajuda de custo é um benefício legitimo e deveria estar sendo pago desde o início da pandemia, em 2020. Ocasião em que os profissionais tiveram que adquirir equipamentos e melhorar sua internet do próprio bolso para garantir a aprendizagem da melhor forma possível aos/as estudantes. 

No entanto, esse benefício não está sendo estendido aos/as servidores/as administrativos/as, pois se justifica enquanto durar o Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp). Portanto, se faz necessário traçar uma linha do tempo à gestão estadual, para que compreenda: não só uma ajuda de custo é necessária, como o cumprimento do PISO para todos/as e da Data-Base.

Na Lei nº 20.936, de 22 de dezembro de 2020, que trouxe o reajuste do Piso apenas para PI, PII, PAA, PAB, PAC e PAD também traz “nos casos ainda necessários, mediante pagamento de complemento de remuneração, em parcela apartada, até abranger o valor do salário mínimo vigente”. 

Ou seja, há 4 anos estes servidores/as, tão essenciais para o funcionamento das escolas, estão sem recomposição salarial, além da complementação do salário mínimo, e em decorrência disso, muitos/as recebem menos que o mínimo. Administrativos/as da Educação não pararam de ir presencialmente nas instituições de ensino, seja em forma de revezamento ou não, seguem atendendo toda a comunidade na entrega dos kits alimentação e no que for preciso. Trabalhadores/as mais vulneráveis ao vírus da COVID-19, pois andam de ônibus que continuam lotados (vale lembrar os atrasos no pagamento do vale-transporte).

Não por falta de cobrança do SINTEGO, pois continuamos cobrando uma nova tabela que possibilite a real valorização dos/as profissionais em todas as reuniões, audiências, ofícios e demais possibilidades com SEDUC, governadoria, deputados/as e demais gestores. Além disso, desde o início da pandemia, o sindicato cobra a vacinação de todos/as profissionais da Educação e ressaltamos, mais uma vez, devem ser vacinados assim que possível: professores/as e administrativos/as.

O SINTEGO reforça seu compromisso com todos/as trabalhadores/as em Educação de Goiás, das redes municipais e estadual, continuaremos na luta pela garantia de direitos e valorização profissional. É urgente que a gestão estadual cumpra os direitos da categoria e lhes assegure recomposição salarial e vacina, já! 

#Data-Basejá!
#Valorizarécumprirdireitos!