09 de June de 2021 | 16:24

SINTEGO participa de audiência com secretária estadual de Educação

Na manhã desta quarta-feira (09) o SINTEGO esteve em audiência com a secretária estadual de Educação, professora Fátima Gavioli, para tratar as principais demandas da categoria. Confira os pontos abordados:

Reajuste para administrativos/as
A presidenta do SINTEGO, professora Bia de Lima, expôs mais uma vez o sofrimento enfrentado pelos/as administrativos/as da Educação, já que estão há quase 4 anos sem reajustes salariais. Foi entregue a proposta de uma nova tabela à secretaria, os cálculos e projeções estão sendo feitos. Em breve traremos novas informações.

Reajuste salarial para professores/as com salários congelados
O SINTEGO cobrou a secretária também o reajuste para professores/as nível III e IV, que estão com seus salários congelados desde o início do governo Caiado. Vale lembrar que o governo do Bolsonaro zerou o Piso este ano e isso causou ainda mais prejuízos para a categoria, que não vê sequer o reajuste da inflação (INPC).

Em dezembro de 2020, a CNTE denunciou o calote que o Governo Bolsonaro aplicou na política de reajuste do piso salarial profissional nacional do magistério público de nível básico, vinculada à previsão de custo per capita anual da etapa do ensino fundamental urbano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Agora a CNTE cobra, inclusive judicialmente, para que o governo federal conceda o reajuste nacional.

Progressões
Após inúmeras cobranças do SINTEGO, finalmente surge a probabilidade de se resolver este ponto de pauta. São mais de três mil professores que aguardam a assinatura de suas progressões e, de acordo com a secretária, tudo se encaminha para que sejam assinadas em julho. Seguimos acompanhando a efetivação desta demanda.

Contratos temporários
Muitos profissionais contratados temporariamente estão com medo de ter o contrato encerrado no fim de junho. O SINTEGO verificou esta informação: aqueles contratos que estão completam 5 (cinco) anos, tempo previsto, terão que fazer um novo processo seletivo - que será aberto em breve. Para os demais, não há previsão de encerramento imediato.

Profissionais que faziam 60h também poderão fazer o processo seletivo para complementar a carga horária, o SINTEGO segue cobrando que a complementação respeite a formação dos/as trabalhadores/as.

Eleição para diretores/as
A eleição para diretores/as da Rede Estadual de Ensino ocorrerá no segundo semestre deste ano. O SINTEGO está acompanhando e cobrando a aprovação da Lei para garantir a gestão democrática em Goiás.

Retorno presencial
O sindicato mantém seu posicionamento de que o retorno ocorra apenas após a vacinação, com as duas doses, para toda a categoria. A previsão de retorno das atividades presenciais está sendo configurada para agosto, para isso, várias medidas são necessárias, como o respeito às normas de biossegurança e capacidade mínima em sala de aula. A Secretaria Estadual de Educação confirmou que todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) estão sendo adquiridos para os/as trabalhadores/as, assim como máscaras para os/as estudantes.

Bia de Lima ressaltou que é necessário garantir acesso tecnológico (internet e equipamentos) aos alunos/as para o ensino remoto, bem como, equipamentos para as escolas e garantia de internet, para o pleno trabalho dos profissionais da Educação. A secretaria informou que o acesso à internet será disponibilizado e mais de 80 mil equipamentos, entre computadores e notebooks, estão sendo adquiridos pela pasta para os/as educandos/as.

Continuamos cobrando a imunização urgente de toda a categoria!

#SINTEGOnaluta