17 de September de 2021 | 15:01

NOTA DE REPÚDIO

Respeitem os/as trabalhadores/as da Educação!
NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos/as Trabalhadores/as e Educação de Goiás (Sintego) vem a público repudiar a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que afirmou ontem (16) em conversa com apoiadores que "o excesso de professores atrapalha".

O presidente não só desconhece a realidade do país, pois em diversos locais, como Goiás, existe o déficit nas redes e necessidade de mais profissionais, como expõe abertamente sua falta de respeito aos/as trabalhadores/as e à Educação brasileira.

Além dos constantes cortes nos recursos públicos da Educação, vale lembrar que segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2020 e 2021 o Brasil não aumentou o orçamento destinado ao ensino fundamental, indo na contramão de outros países.

Ao contrário, em 2020 o Ministério da Educação reduziu os gastos com a Educação e 10,2%. Por todo o ataque frontal à Educação pública, desde 2019 entidades sindicais, populares e estudantes tem ido às ruas para mostrar seu descontentamento com o governo Bolsonaro e dizer NÃO aos cortes nos recursos da Educação.

Reforçamos que, neste momento, é essencial o reconhecimento e valorização de todos/as os/as profissionais da Educação.