26 de October de 2021 | 08:59

Sintego realiza audiência pública e Assembleia contra a Reforma da Previdência municipal

Nesta segunda-feira (25) o Sintego Regional Jataí participou de audiência pública e, em seguida, convocou Assembleia com os/as servidores/as da Rede Municipal de Educação de Jataí, para discutir os efeitos nefastos da proposta de Reforma da Previdência Municipal.

O projeto foi enviado à Câmara Municipal e aprovado de forma sorrateira em 1ª votação. Desde a proposta Reforma da Previdência federal, o Sintego tem alertado e tentado impedir a adesão por parte do Estado e municípios.

A proposta do município de Jataí pretende: taxar os/as aposentados/as 14%; criar contribuição extraordinária por até 20 anos, além dos 14%; a paridade (aposentar com último salário) será pela média da carga horária de toda a vida, e não mais o último salário; permite que o JATAIPREV faça empréstimos aos seus aposentados, utilizando-se dos valores que tem para pagar as aposentadorias, dentre outros pontos.

Após a discussão, foi decidido que o andamento do projeto será suspenso para estudos com o Sintego. O sindicato propõe rejeitar integralmente o PL, proibir parcelamentos na previdência, que a prefeitura incorpore a rodoviária com prazo de até 10 (dez) anos com valor de mercado; instituir uma gestão participativa no JATAIPREV; um comitê fiscalizador, realizar um estudo do impacto da Reforma e novos concursos urgentemente.

Seguimos na luta contra a Reforma nos municípios e pela suspensão do desconto de 14,25% dos/as aposentados/as da Rede Estadual.

#Sintegonalutasempre