Notícias

11 de April de 2022 | 17:19

SINTEGO participa da mesa de Audiência Pública sobre o EJA na ALEGO

 

A Educação de Jovens e Adultos foi tema de uma Audiência Pública, realizada hoje na ALEGO, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte e a presidenta Bia compôs a mesa. Pauta muito importante que tem preocupado o SINTEGO, pois a tecnologia é necessária, mas não pode substituir algo tão importante como as aulas presenciais, o trabalho dos/as professores/as. 

"Nós queremos que jovens e adultos tenham a possibilidade de ter uma escola presencial com ensino de qualidade, estes estudantes precisam ter seu direito garantido. Não dá para fazer de conta com pessoas que já tiveram outrora seu direito negado pelo poder público!” Afirmou Bia sobre o EJA TEC. 

A audiência contou com a presença de estudantes da EJA, uma delas que pôde compartilhar a sua experiência junto ao programa, na audiência pública. 

"É muito difícil ter acesso a um celular. O EJA mudou a minha história, o conhecimento hoje é um antidepressivo. Eu conclui o EJA e quero ir para a faculdade. A SEDUC falhou comigo, é assim que eu me sinto. Aquela plataforma não funcionou para mim, eu dependia de terceiros para estudar. O governo investiu sem ouvir um deficiente visual. Se tem irregularidades, organizem. Não fecha, abre-se mais salas. As pessoas precisam de conhecimento. Se queremos uma sociedade sem violência será possível apenas com conhecimento", declarou a ex-estudante que é portadora de deficiência visual e tem apenas 5% da visão. 

"Fechar turma de EJA é complicado, sala de aula não se fecha se abre mais. A dedicação do/a professor/a é ainda maior, pois esses estudantes precisam ser respeitados/a na sua diversidade", afirmou Marta, que hoje está aposentada, mas atuou em turma de EJA. 

Na oportunidade, presidenta Bia também externou sua preocupação sobre a matéria que tramita na casa sobre os novos valores da GDPI. 

"Temos pressa na aprovação da matéria, da GDPI, que estará na CCJ amanhã (12). Que possamos aprovar ainda esse mês, antes de fechar a folha, pois muito irá ajudar todos/as que tem dedicação exclusiva aos CEPIs".  

 

 

#SintegoNaLutaSempre