05 de September de 2022 | 14:12

NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás, SINTEGO, vem a público manifestar repúdio ao Projeto de Lei (PL) 0994/2019, aprovado na Assembleia Legislativa, que proíbe o ensino de ideologia de gênero nas escolas da rede pública e privada do Estado de Goiás.

Lutamos por uma escola pública, gratuita, democrática, laica e de qualidade social que respeite a diversidade, que forme cidadãos respeitosos. O ambiente escolar é onde nossas crianças aprendem, passam a ter o contato com nossas histórias e desenvolvem o pensamento crítico.

Esse aprendizado só será possível se os /as profissionais da Educação tiverem a liberdade de abordar todos os assuntos, conforme o Art 3º da Constituição Federal prevê a obrigatoriedade da “promoção do bem de todos, sem preconceito, de origem, religião, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

Possibilitar ambientes onde abordar a identidade de gênero e orientação sexual é uma ferramenta importantíssima que os/as educadores tem em mãos que podem e devem ser usadas no combate a discriminação, intolerância, violência contra mulheres e homossexuais.

É inaceitável, que nos dias atuais, onde o Brasil tem um dos maiores índices de violência contra pessoas LGBTQIA+ e Goiás a maior taxa de feminicídio do país, termos uma Lei deste cunho, aprovada pela maioria dos/as deputados/as e ainda não sancionada pelo atual Governo.

O SINTEGO espera que governador não sancione essa Lei e que nossas crianças tenham a liberdade de aprender resguardadas, conforme a Constituição Federal prevê.

Feminicídio é Crime!

LGBTFOBIA é Crime!