Notícias

18 de January de 2023 | 21:14

Presidenta do SINTEGO, Bia de Lima, participa de Audiência com Fátima Gavioli

Na tarde da última terça-feira (17), a presidente do SINTEGO, Bia de Lima e a secretária de Assuntos do Interior, Lucieny Alves, estiveram em Audiência com a Secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli para tratar de algumas demandas relacionadas aos trabalhadores/as da Educação.

Seguem os pontos que foram tratados:


- Modulação em 2023:
A Secretária Fátima Gavioli disse que já está tudo organizado e que esse Ano está sendo muito tranquilo essa questão da Modulação, porém a presidente do SINTEGO, Bia de Lima, alertou a secretária Gavioli que pelo contrário,  esse Ano de 2023 está sendo um dos mais difíceis, e mesmo com esse alerta, a secretária de Educação insistiu em dizer que está tudo tranquilo e que o direito das pessoas terem sua carga horaria está preservado.

A presidenta do SINTEGO, perguntou sobre a situação das pessoas que estão em Municípios pequenos e que tem apenas uma escola, sobre como ficaria a complementação – Fátima Gavioli disse que tem possibilidades de resolver essa questão com outros caminhos e que essas pessoas devem procurar a SEDUC.

Nós orientamos aos trabalhadores/as procurarem o SINTEGO para que a gente possa tratar individualmente cada um dos casos, sendo assim se você está tendo algum problema que não está garantindo a sua jornada de trabalho, pode entrar em contato com o SINTEGO, para que haja a correção e você terá a garantia da sua jornada de trabalho conforme o seu desejo.

 

Pedagogos:

Nós discutimos com a Secretária sobre as diversas funções inerentes aos Pedagogos e ela disse que está buscando garantir a ampla definição do papel dos Pedagogos nas escolas que muitas vezes tem sido diminuído o prestígio dos pedagogos.

 Mas a Fátima Gavioli disse que vai oferecer as Pedagogos:

1º - Que o Pedagogo possa ser Gestor – já que daqui uns dias irá acontecer as eleições para a Direção das Escolas.

2º - Que o Pedagogo possa ser Coordenador Pedagógico / Coordenador de Turno / Possa estar no AEE / Possa ser professor dentro de outras Disciplinas / Possa ser Dinamizador de Biblioteca / possa ser Coordenador de Laboratório / Dando aula de Reforço.

Tem uma série de funções que os coordenadores serão chamados para estarem participando do processo educacional com todo o respeito que deve ser conferido aos Pedagogos, para que não fique restrito e achar que os pedagogos que estavam como professor de apoio, como se só isso fosse garantia aos pedagogos.

Bia de Lima disse que como Deputada eleita vai produzir um Projeto de Lei conferindo essas funções em lei para não ter problemas para os pedagogos.

 

Eleições Diretas para Diretores de Escolas

A Secretária de Educação, Fátima Gavioli disse que vai chamar até o fim de janeiro, vai publicar a portaria e ao publicar a portaria vai tá garantindo os prazos inerentes ao processo para que até o final de abril possam tomar posse os novos diretores e assim garantindo a Gestão Democrática nas unidades escolares do Estado de Goiás.

 

Pagamento do Piso na Carreira

No primeiro governo do Ronaldo Caiado, momento algum foi feito o pagamento do piso na carreira foi tão somente o pagamento do piso aos professores P1 deixando de lado ou diminuindo o percentual para os professores nível 3 e nível 4, com isso houve um achatamento muito grande que culminou numa diminuição do Salário  dos professores nível 3 e nível 4 na ordem de mais de 45%. Com isso a secretária está propensa a fazer a conversa com toda equipe Econômica do governo, no sentido de pagar os 14,09% para toda a Carreira o que é fundamental, alegando que teme o fato de isso depois não dá as condições para que o governo pague o Bônus.

Para os Efetivos e lógico toda a categoria entendemos que é melhor aplicar o percentual na Carreira até para respeitar Carreira e valorizar também os aposentados, porque os aposentados não recebem o Bônus e com isso eles tem sofrido prejuízos muito grandes.

Bia de Lima aproveitou para ressaltar aos Aposentados do esforço no sentido de que o percentual do piso seja aplicado na Carreira como de fato a Lei 11.738 define e garante o investimento justamente para contemplar todos os profissionais da Educação.


Administrativos:

sobre os Administrativos, a Secretária disse que já está sendo feito o levantamento sobre as perdas do período para dar o percentual da Data-Base em maio para todos os Administrativos da Educação.

 

Gratificação de Regência
 

A gratificação de Regência que o SINTEGO está construindo com a secretária de Educação significará 25% sobre o vencimento base de cada pessoa e esse percentual já está com a Procuradoria Geral do Estado e assim que tiver a minuta da Proposta de Lei, disponibilizaremos os detalhes. Lembrando que o SINTEGO não esqueceu em momento algum de cobrar a Gratificação de Regência tendo em Vista que aumentou a jornada de trabalho no que se refere ao número de horas aula trabalhada que antes era 28 e agora passaram para 32.

 

Concursados

Nós estamos cobrando a chamada dos concursados, logico que no inicio do ano é fundamental organizar a Modulação de quem está na Educação, os Efetivos, verificar quais são os Contratos que permanecerão e já preparar que para em abril comece a chamar os novos concursados porque foi uma luta de mais de 15 anos para que o estado fizesse o concurso.  E esse concurso foi realizado no final do ano passado em que foram aprovados 5.050 novos professores  e mais o cadastro de reserva, e nós estaremos acompanhando de perto essa questão do Chamamento que começará a ser feito inicialmente com 1.000 (mil)  pessoas, para que a gente possa ir na sequencia dando posse aos novos concursados.

 

Plano de Carreira para os Administrativos:

Já estamos agendando uma segunda nova reunião com a equipe da SEDUC pra avançar nessa questão do Plano de Carreira para os Administrativos

 

#SintegoNaLutaSempre #cutgo #cut #cnte