18 de July de 2023 | 13:47

NOTA OFICIAL

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás, acompanha de perto a situação dos/as concursados/as da Rede Municipal de Goiânia e também da Rede Estadual. Deve chegar na Câmara Municipal de Goiânia um Projeto de Lei que busca possibilitar a ampliação do prazo dos contratos temporários, que atualmente é de dois anos. Projeto de Lei que o SINTEGO é veementemente contra.

O SINTEGO defende o ingresso no serviço público por meio de concurso público que é o que a Constituição Federal determina. O sindicato também reivindica a chamada imediata dos/as aprovados/as no último concurso e que essa posição de relegar os/as aprovados/as e buscar prorrogação dos contratos caminha na contramão da Constituição.

A troca dos/as efetivos por contratos esbarra na posição já pronunciada pelo MP e o sindicato.  É inaceitável a insistência da prefeitura na opção por contratos em detrimento dos/as aprovados/as no concurso que aguardam há muito tempo serem convocados/as, visto que do ponto de vista orçamentário não altera, mas do ponto de vista da qualidade, aí sim há uma mudança profunda, uma vez que todos os recursos públicos investidos em formação continuada gera avanços permanentes à sociedade goianiense quando os trabalhadores/as são concursados, pois estes permaneceram na rede por toda a carreira.

O caminho correto sempre foi ser aprovado/a em Concurso e entrar de forma efetiva na Carreira, por isso o SINTEGO é contra a possibilidade de contratos dentro da Secretaria Municipal de Educação serem prorrogados para além do já praticado atualmente.

Frente ao exposto o SINTEGO vem a público dizer à prefeitura de Goiânia: “Convoque já!”

Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás