27 de July de 2023 | 08:29

“Aprendizado que irá fortalecer nossas lutas neste segundo semestre”, diz Bia de Lima sobre o encontro das trabalhadoras em Educação realizado

O SINTEGO e todo o Estado de Goiás, ganhou uma bagagem única, para a atuação neste segundo semestre. Na Costa Rica, presidenta e Deputada Estadual Bia de Lima, pôde dialogar com companheiras, lideranças sindicais de toda a América Latina, experiência enriquecedora para a luta em Goiás e no Brasil.

“O que vivemos nestes dias na Costa Rica é enriquecedor. Um aprendizado que irá fortalecer nossas lutas neste segundo semestre, não só em Goiás, mas em todo o país. É gratificante poder aprender e também transmitir um pouco das nossas experiencias em prol da Educação pública de qualidade, enquanto liderança sindical”, afirma Bia de Lima.

O encontro contou com a participação de mais de cem professores de toda a América Latina, em sua maioria mulheres, e representantes de 18 organizações filiadas a Internacional Educação da América Latina,  IEAL.

A professora Lucieny Santos, Secretária do Interior do SINTEGO,  acredita que a formação é o caminho a ser seguido por todas as mulheres que são em torno de 80% de todos/as os/as trabalhadores/as em Educação , “Temos que ter formação e atuação para combater o machismo/patriarcado em todos os espaços, pois ele existe em todos, seja nas nossas famílias, ambiente de trabalho, no movimento sindical e na sociedade como um todo”.

Três dias de muito trabalho

O primeiro dia começou com uma apresentação sobre a Convenção 190 sobre violência e assédio no mundo do trabalho sendo finalizado com a análise de conjuntura política nos seus países e a situação dos direitos das mulheres e da igualdade de gênero.

O segundo dia começou uma sessão plenária em que Bia de Lima e demais colegas deputados/as brasileiros compartilharam suas experiências com os/as participantes. Também foi lançado Observatório da REDE: Sumemos Igualdad, um novo site que permitirá às pessoas encontrar informação e manter-se atualizada sobre questões relacionadas com a igualdade de género no mundo do trabalho e especificamente sobre a Educação. E o segundo intenso dia, foi finalizado com oficinas relacionadas a comunicação sindicalista e outra sobre musicalidade.

E o terceiro e último dia de trabalho na Costa Rica houve uma exposição relacionada com a campanha da EI “¡Por la Pública! Escola Criamos” , que se opõe à privatização da Educação e ao comércio educacional e busca reivindicar maior financiamento do Estado para a educação pública, pelo Observatório Latino-Americano de Políticas Educacionais (OLPE).

Observatório

A Rede de Trabalhadoras lançou o Observatório da Igualdade de Gênero sobre profissionais da educação da América Latina que você pode conferir clicando AQUI .

#SintegoNaLutaSempre #cnte #cutgo #cut