Notícias

06 de October de 2023 | 16:43

Em cinco dias de greve, prefeitura não apresenta proposta concreta

O SINTEGO realizou na manhã desta sexta-feira (6), a terceira Assembleia dos/as Administrativos/as da Rede Municipal de Educação de Goiânia, neste período de greve, em frente à Câmara Municipal. Desde o início da greve o SINTEGO trabalhou para que fosse possível apresentar uma proposta para os/as profissionais que comtemplasse as pautas: equiparação do auxílio locomoção, pagamento do reajuste da data-base 2023 e o Novo Plano de Carreira, mas até o momento, nada aconteceu. 

A falta de proposta concreta por parte do Paço Municipal, fortalece o movimento e aumenta a insatisfação por parte da categoria, pela falta de respeito e consideração por parte da administração municipal. Os/as trabalhadores/as Administrativos da Educação do Município de Goiânia, são importantes profissionais da Educação, que exercem serviços fundamentais e com as devidas qualificações para o atendimento de nossas crianças. 

A Assembleia aconteceu em frente à Câmara Municipal e após os informes realizados pela presidenta Bia de Lima, todos/as os/as Administrativos/as aprovaram a continuidade da greve e o encaminhamento de seguirem em carreata pelas ruas de Goiânia até o Ministério Público do Estado de Goiás, onde foi solicitado ao mesmo que cobrasse do prefeito de Goiânia, uma resposta para o sindicato e a categoria. Também foi observado pela presidenta Bia o perigo de se ter dentro das escolas, creches, CMEIs e CEIs, pessoas que são trabalhadores/as de outras pastas do município, como COMURG, dentro da instituições educacionais, realizando atividades como por exemplo a merenda e a limpeza. 

Também foi deliberado pela categoria que na próxima semana será feito um intenso movimento nas redes sociais de vereadores/as, prefeitura de Goiânia, SME e do prefeito Rogério Cruz, onde coletivamente será cobrada proposta que venha ao encontro do anseio da categoria. 

"A luta continua e nós contamos o apoio e empenho de todos/as os/as vereadores/as para atuarem junto a nós, na tentativa de abrir diálogo junto ao Paço Municipal. Nossa mobilização segue nas redes sociais e a direção do SINTEGO estará de forma presencial, na Prefeitura, buscando audiência com o prefeito para que ele ouça e dê respostas ao clamor dos/as Administrativos/as da Educação", disse Bia de Lima. 

Legalidade do movimento grevista: 
Em relação a legalidade da greve, o SINTEGO cumpriu todos protocolos e pré-requisitos. O que temos até o momento são tentativas de desmobilizar e enfraquecer esse importante mecanismo de luta que é a greve dos/as Administrativos/as da Educação. 

Quem são os/as Administrativos/as da Educação? 
São as pessoas que trabalham para garantir o funcionamento das escolas, creches, CMEIs e CEIs, e recebem os menores salários de toda a prefeitura de Goiânia: as merendeiras/os, são quem cuida da limpeza e higienização, os/as auxiliares de secretaria e secretários, os/as auxiliares de atividades educativas e porteiros/as. 

Se junte a nós nessa Luta!!! 
SINTEGO na Luta sempre! 

 

#SintegoNaLutaSempre #cnte #cutgo #cut